ante projecto.


A elaboração deste projecto surge como consequência da metodologia preconizada na disciplina de Área Projecto, do curso cientifico-humanistico do 12º ano.
Pretende-se que a partir de um desejo individualizado o aluno o concretize, através da acção, levando a cabo uma aprendizagem centrada na pesquisa e reflexão, desenvolvendo uma área de interesse, num espaço de liberdade afim de adquirir competências.
É dado ao aluno a responsabilidade e autonomia para escolher um tema/problema que lhe suscite interesse e sobre o qual possa reflectir e investigar, aumentando as suas competências sociais e escolares.
Através desta metodologia o aluno aprende a desenvolver o trabalho de pesquisa, a comunicação, o pensamento crítico e a sistematização do pensamento.
A concretização do projecto implica uma boa gestão de tempo, atitudes de negociação entre o professor e o aluno, para continuamente avaliar ou reformular o projecto.
Neste contexto, o projecto de formação constitui para nós um desafio e o tema que escolhemos por acharmos pertinente foi: métodos contraceptivos e doenças sexualmente transmissíveis.
A metodologia de trabalho baseia-se na pesquisa bibliográfica e informática.
Este trabalho tem por objectivos:
- Desenvolver competências na área do projecto;
- Adquirir/transmitir conhecimentos sobre métodos contraceptivos;
- Informar sobre as vantagens e desvantagens dos diferentes métodos contraceptivos;
- Adquirir conhecimentos sobre doenças sexualmente transmissíveis;
- Sensibilizar dos alunos do 12º ano da Escola Secundária de Amora para a vivência da sexualidade de forma saudável e segura;
- Alertar para o uso do preservativo;
- Alertar para o risco de doenças sexualmente transmissíveis;
- Ajuda na escolha do método contraceptivo adequado para cada pessoa.





Sem comentários: